E

Rosto

Blefaroplastia

A blefaroplastia (habitualmente conhecida como cirurgia das pálpebras ou elevação das pálpebras) desempenha um papel vital no rejuvenescimento facial. A remoção do excesso de flacidez da pele em torno dos olhos, devolve uma aparência mais suave e mais jovem, eliminando o “ar cansado” e envelhecido, podendo ser realizado exclusivamente na pálpebra superior, na pálpebra inferior ou em ambas.

Por vezes, pode ser necessário complementar a blefaroplastia com outros procedimentos mais ou menos invasivos (ex. tratamento das rugas com toxina botulínica; tratamento das olheiras com enxertos de gordura; aplicação de àcido hialurónico; fios suspensores; lifting das sobrancelhas…) para um melhor resultado estético.

Otoplastia (Correção de Orelhas aladas)

As orelhas aladas, também designadas por “orelhas descoladas” ou “orelhas de abano”, são a anomalia congénita mais comum do ouvido externo. Resultam de uma deformidade em que não se desenvolve uma dobra na cartilagem auricular, o que faz com que o pavilhão auricular fique afastado em relação ao crânio.
Apesar das orelhas aladas serem consideradas uma deformidade minor, sem consequências fisiológicas ou funcionais evidentes, podem ser uma fonte de desconforto, especialmente para crianças em idade escolar.

A otoplastia é a cirurgia que permite corrigir a forma, proporção, dimensão e posição das orelhas através de uma incisão na parte posterior da orelha.

Qual a altura ideal para a correção das orelhas aladas?

O momento adequado para a correção cirúrgica deve ter em consideração o crescimento auricular, a consistência da cartilagem, a pressão psicológica e o desejo da criança.

As orelhas aladas podem ter um efeito emocional e comportamental grave para uma criança. Como tal, a sua correção deve ser feita durante a infância, em idade pré-escolar (5-6 anos). No entanto, também pode e deve ser feita em adultos.

Rinoplastia

O nariz é, incondicionalmente, um determinante da estética facial e da identidade individual.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que reestrutura ou redimensiona o nariz. Pode corrigir uma variedade de preocupações, incluindo:

  • Tamanho do nariz em relação ao equilíbrio facial;
  • Largura do nariz no dorso ou no tamanho e posição das narinas;
  • Perfil de nariz com bossas visíveis ou depressões no dorso;
  • Ponta nasal ampliada ou bulbosa, inclinada, voltada para cima ou para baixo;
  • Narinas grandes, largas ou viradas para cima;
  • Assimetria nasal.

A importância da morfologia nasal na estética facial e na identidade individual, associada às particularidades da cirurgia nasal fazem da rinoplastia uma das cirurgias mais diferenciadas na Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.

Lifting frontal / Lifting das sobrancelhas

O lifting frontal/lifting das sobrancelhas corrige os efeitos da gravidade e envelhecimento dos tecidos moles da testa, devolvendo um contorno mais jovem na pele da testa, nas pálpebras superiores e nas sobrancelhas.

Uma sobrancelha jovem em repouso está posicionada acima do rebordo orbitário, com um arco gradual lateralmente e a extremidade lateral da sobrancelha localizada acima da extremidade interna. Com o envelhecimento, é comum que a testa assuma uma posição plana ou horizontal com a queda das sobrancelhas.

O lifting frontal / lifting das sobrancelhas é a cirurgia que permite rejuvenescer o terço superior do rosto, permitindo:

  • Reduzir as linhas de rugas que se desenvolvem horizontalmente na testa e as rugas na parte lateral dos olhos (“pés de galinha”);
  • Melhorar as linhas e os vincos verticais que se desenvolvem entre as sobrancelhas;
  • Elevar as sobrancelhas devolvendo uma aparência mais jovem.

Existem vários métodos de lifting frontal / lifting das sobrancelhas, que envolvem diferentes incisões em diferentes locais, podendo às vezes ser utilizada a técnica endoscópica. O tipo de cirurgia é baseado de acordo com as características faciais e preferências estéticas adequadas a cada caso.

Lifting facial / Liftting do pescoço

O lifting facial/lifting do pescoço é a abordagem mais abrangente para o tratamento de rugas faciais e flacidez no rosto e no pescoço causada pelo envelhecimento e/ou perda de peso. O procedimento remove o excesso de pele, aperta os músculos subjacentes e redireciona a pele para uma posição mais alta, devolvendo um contorno harmonioso e mais jovem do pescoço e mandíbula, ao mesmo tempo que elimina ou minimiza as rugas do terço médio e terço inferior da face.

Existem muitas técnicas diferentes com resultados que podem ser consistentemente confiáveis, seguros e duráveis. As incisões e cicatrizes resultantes dependerão da área do rosto que é direcionada e de acordo com as características faciais e preferências estéticas de cada caso.

Mentoplastia

Um queixo bem definido ajuda a dar equilíbrio ao rosto e cria uma parte importante do seu perfil. A forma do queixo tem uma influência notável sobre a aparência geral do rosto e pescoço.

A melhoria da forma do queixo pode ser realizada com várias técnicas, podendo passar pela diminuição do tamanho e projeção do queixo através da retirada de uma porção de osso ou pelo seu aumento de tamanho e projeção com utilização de implantes ou avanço ósseo.

Marcação de consultas

Consultas no Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Guimarães e Trofa. Escolha o local ideal para si e faça a sua marcação.

© Cirurgião Plástico Dr. Gustavo Coelho

webdesign by: criativo.net